sexta-feira, 28 de agosto de 2009

geração google

Idealmente, a escola, a família, a igreja são instituições cujo objetivo é formar cidadãos. E a internet? O que ela formou? Podemos notar que é cada vez mais comum o uso da expressão “geração Google” e esse é o possível resultado da internet: uma geração mergulhada na rede virtual, por 24h, todos os dias da semana, com um conhecimento superficial do mundo. Este é o outro lado da internet, que apesar dos seus benefícios à humanidade, provocou a inversão de valores no seu excessivo uso por jovens, pela “geração Google”.

A partir disso, nota-se que a inversão de valores provocada pelo excessivo uso da internet por jovens começa quando esses abolem qualquer tipo de aproximação física com sua família, amigos, vizinhos. Isso implica a passagem de uma comunicação face a face, com os conflitos gerados pelo contato “olho no olho”, para uma comunicação totalmente mediada pela nova mídia em que é possível desfazer uma fala, retirar uma palavra de uma frase após ter sido escrita, ser outra pessoa através das máscaras dos sites de relacionamento. Muitos adolescentes preferem mandar um e-mail para os pais em vez de ir até o quarto desses. O problema que aqui se encontra é, portanto, uma desumanização nos contatos humanos.

É de consenso geral que, hoje, o mundo real, a convivência em espaços públicos não-virtuais provoca o estresse. Lugares públicos de uma cidade, como uma praça, já não são seguros, bibliotecas não têm a mesma comodidade que o Google, porém é em lugares como esses que o “eu” se forma, em que conflitos e debates que nos fazem crescer, lidar com as diferenças e aprender nossos limites tomam lugar. A internet, porém, não gera esse amadurecimento do jovem, o que acaba dificultando o seu ingresso na vida adulta; pelo contrário, a internet serve de fuga para os conflitos, serve para deixar o estresse de lado. Essa é uma atitude nem um pouco madura, é somente uma forma de escapar dos problemas da vida real.

Logo, o resultado disso tudo é uma juventude superficial, com problemas sérios de relacionamento e sem sensibilidade ou consciência humana. Resta-nos tentar educar estes jovens a usarem a internet com maior moderação, no sentido de minimizar os efeitos de um vício inerente a essa geração desde o seu nascimento.


Um comentário:

  1. hey, i really like this post. especially this line "um conhecimento superficial do mundo"

    take care, esther.

    ResponderExcluir